Qual a diferença entre aquecedor solar de baixo custo e o aquecedor convencional?

Aquecedor solar de baixo custo

O Sol é uma fonte de energia renovável. Transmitida por radiação, a energia solar se caracteriza por não poluir o meio ambiente, pois não libera gases tóxicos durante a sua coleta.

Uma forma comum de aproveitamento desse potencial energético se dá através do uso de energia térmica para aquecimento de água em chuveiros, sendo comum o uso de aquecedor solar com coletores metálicos (aquecedores convencionais).

 

Aquecedor Solar Tradicional

 

Um aquecedor solar é composto basicamente pela placa coletora e um reservatório (boiler) e em dias ensolarados, com condições favoráveis pode facilmente promover o aquecimento da água para o consumo doméstico ou comercial a temperaturas superiores a 50°C.

Nos últimos anos, a GERASOLBH  tem proposto a utilização de um aquecedor solar alternativo, intitulado Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC).

 

Como funciona o Aquecedor Solar de Baixo Custo?

O ASBC tem o coletor solar confeccionado a partir de materiais não metálicos (poliméricos), cujo desempenho é similar ao aquecedor convencional.

Apesar da eficiência de aquecimento do ASBC ser geralmente menor quando comparada à de um sistema convencional, é também possível obter temperaturas do fluido em níveis que garantem um banho confortável aos seus usuários.

Aquecedor Solar de Baixo Custo

 

Diante disto, o objetivo desse trabalho foi comparar o desempenho de um ASBC (coletor de PVC) nas mesmas condições operacionais de um aquecedor convencional (coletor de Cobre).

Portanto, medidas experimentais foram realizadas nas duas modalidades de aquecedores, ambos sujeitos ao escoamento do tipo termossifão, em que foram analisadas a eficiência, a distribuição de temperaturas e o tempo de resposta para se alcançar as melhores condições de consumo.

De acordo com o estudo realizado, foi possível verificar que o ASBC possui potencialidade de utilização, posto que nas mesmas condições operacionais do aquecedor convencional, apresentou praticamente os mesmos valores de temperatura e eficiência de aquecimento.

Foi possível concluir ainda que o ASBC é tecnicamente viável para o aquecimento doméstico de água. Já sob o enfoque econômico, este equipamento apresenta menores custos de construção e instalação quando comparado ao similar convencional.

Saiba mais sobre os Aquecedores Solares de Baixo Custo e seus 5 Principais Benefícios clicando aqui

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!